.

Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dr. Paul Ekman: Detector de Mentiras Humano


Desde que ele vivenciou uma tragédia aos 14 anos, o psicólogo que inspirou a série "Lie To Me" tem pesquisado os sinais escondidos em emoções na face humana. Novas aplicações baseadas em suas pesquisas tem chamado a atenção da Apple, Pixar, Google, O Exército Americano, e outros.




















Experts ou maquinas de leitura facial poderiam ter salvo milhares de vidas no 11/09 atráves da detecção de estados emocionais dos terroristas. Eles teriam sido detidos, diz o especialista Paul Ekman. Mas esses recursos não estavam sendo usados.

Nos anos após o 11/09,Ekman, o expert que inspirou o personagem interpretado por Tim Roth na série Lie To Me, tem trabalhado com a CIA, Departamento de Defesa, e outros orgãos para ajudar desenvolver pessoas e maquinas que leêm expressões faciais e ajudam a impedir desastres de todos os níveis. Novas aplicações estão ajudando agentes no rastreamento de possíveis terroristas em aeroportos ou ensinando as Forças Especiais do Exército Americano no Afeganistão para determinar a veracidade no inimigo ou intenção de matar. 
Ekman treinou toda uma série de pessoas que foram guardas na prisão de Abu Ghraib       para obter informações e verdade sem tortura. "Eles usaram meu trabalho de "Análise Facial" e foram muito bem sucedidos," diz Dr. Ekman.


Ele foi pioneiro no campo de mensuração das expressões faciais das emoções. A CIA e estúdios Pixar são usuários de serviços de análises faciais de emoção. A Google acaba de contratar um especialista em expressões faciais de uma empresa que Ekman acessora. Ekman escreveu um livro, Consciência Emocional, com o Dalai Lama. Universidades tem ensinado sua metodologia. E outras aplicações estão ajudando pessoas com deficiências cognitivas a serem melhor compreendidas ou simplesmente permitindo que as pessoas estejam em mais harmonia com suas emoções.



Há duas maneiras de medir emoção em expressões faciais: a forma humana de analisar "micro-expressões" e emoções, e um método tecnológico automatizado. Em questões de vida ou morte, a abordagem humana, que depende especialmente de observadores treinados em medir indícios de mentira, é significativamente mais precisa que o método automatizado, de acordo com Ekman. Ele é universalmente reconhecido pelo desenvolvimento do Sistema de Codificação da Ação Facial (FACS), um dicionário completo de medições de expressões faciais que se tornou a base científica para o observador humano e análise facial automatizada ao redor do mundo, através de variados campos acadêmicos e comerciais. (Ekman foi contra e célebre antropóloga Margaret Mead para provar a hipótese naturalista de Charles Darwin, que as expressões faciais das emoções - raiva, nojo, desprezo, medo, surpresa, alegria, tristeza - são inatas e universais em seres humanos, e não culturalmente determinadas). Ele dedica muito do seu tempo treinando agentes da polícia e membros das forças armadas sobre como detectar mentira ou omissão em suspeitos em uma fração de segundo (quando não há tempo para laboriosa análise de vídeo, quadro a quadro ou consulta no catálogo do FACS), ele também reconhece a necessidade de um sistema de "backup", pelo qual os computadores automatizam o trabalho do FACS. Afinal de contas, os seres humanos se cansam, e os seus níveis de observação ou interpretação podem variar.


Ekman, atualmente, faz parte da diretoria de uma empresa nascente, Machine Perception Technologies (MPT), especializada em automação de análise de expressões faciais com base em seu programa FACS. A CIA tem estudado a eficácia da MPT em automatizar a análise de micro-expressões.


Enquanto metade do trabalho do MPT está voltado para a área de segurança, a outra metade está no marketing. A MPT quer avançar o desenvolvimento do sistema de análise de expressões faciais e criar interfaces e interações, humano-máquina, mais naturais e inteligentes. Os atuais clientes da MPT são a Intel e Sony (MPT criou o programa que reconhece o sorriso e tira foto automaticamente). Os executivos da Sony dizem que jogos que podem ler rostos dos jogadores estarão disponíveis antes de 2020.



Especialistas de medição de expressões faciais concordam que com o tempo novas aplicações vão surgir que não podem ser imaginadas agora, várias ferramentas mencionadas virão a detectar a embriaguez, o cansaço do condutor, doenças ou depressão.


Para Ekman, seu objetivo - "melhorar a vida emocional" - não mudou desde 1948, quando sua mãe se suicidou. Ekman tinha 14 anos. Esperando que ele pudesse ter visto os sinais de transtorno bipolar em seu rosto antes que fosse tarde demais, ele tornou-se impulsionado por uma vontade de ajudar pessoas com transtornos psicológicos e "salvar vidas".


No processo, ele criou uma nova ciência.





Fonte:http://www.fastcompany.com/1800709/paul-ekman-facial-emotional-measurement-microexpressions?partner=gnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário